sexta-feira, 25 de abril de 2008

Quem foi que inventou o abraço?

Me baseando no último post do meu colega Edimar, no seu próprio blog, Blog do Edimar, resolvi escrever uma "crônica" sobre quem inventou os inventos. Não estou interessado nos inventos técnicos e eletrônicos, mas nas coisas do dia-a-dia que a gente faz e não sabe quem criou aquela moda.
O abraço, por exemplo. Você pode notar que isso é coisa do século passado. E não existe em alguns países. Em Portugal, para citar apenas um, é difícil você ver alguém abraçando ninguém tão efusivamente como nas ruas do Brasil.
Dizia ser coisa do século passado, pois a gente vê nos filmes de época, nas gravuras e desenhos de outros séculos que não tinha nada de abraço. Eram cumprimentos formais, no máximo um aperto de mão. Imagine se o Cabral chegou aqui e foi logo abraçando os índios... Isso não existia.
Pois eu descobri a origem do abraço, e é coisa do início do século passado mesmo e teve sua origem (é claro) na Itália. Sim, quem inventou o abraço, destes de grudar o corpo, dar tapinhas nas costas, na barriga, na cintura, apertar mais uma vez, quem inventou isso foram os mafiosos italianos. E sabem pra quê? Davam tapinhas e apalpadelas para ver se o outro tinha alguma arma no corpo. È vero?
Os japoneses até hoje não se abraçam. É que lá o espadachim estava sempre à vista. Então eles se curvavam pra baixo para ver até onde ia a adaga.
Outra invenção interessante é o pente. Mas essa foi fácil de descobrir e não me obrigou a grandes pesquisas, desde o dia que vi, debaixo de um viaduto uma mendiga chique alisando suas madeixas com a ossada de um peixe recém comido. Não deve dar um bom cheiro para às melenas, mas não tenho dúvida que foi aí que tudo começou.
A geladeira, por mais incrível que pareça, foi inventada pelos esquimós. Sim, cada iglu tinha a sua geladeira, movida a lenha, desde o século retrasado. Sabe para que eles usavam a geladeira? Para degelar os alimentos congelados. Verdade!
Já o beijo foi inventado pelos pais que ficam o dia inteiro com o pimpolho nos braços beijando. Depois pedem que joguem beijinhos. Depois começam a beijar pra valer. Como foram também os pais que inventaram o arroto.
As mães não sossegam enquanto o filho não arrotar depois da mamadeira. Ficam pedindo "arrota benzinho, arrota". O benzinho arrota e elas ficam sossegadas. Pouco mais de dois anos depois, a cada arroto que o pobrezinho dá, vem a bronca: "Que coisa feia, menino! Onde foi que você aprendeu essa malcriação?"
A pipoca é coisa do século retrasado e foi descoberta (sem querer) pelos pigmeus africanos que criavam pardais e davam alpiste para eles. Um certo dia, caíram alguns grãos numa ardente frigideira e começou tudo a estalar. Daí para o milho foi um passo. O nome pipoca surgiu porque a tribo se chamava Pipoká. Qualquer enciclopédia (in)decente traz essa explicação decente e verdadeira.
Aquela sobremesa que todo mundo chama de Romeu e Julieta, que nada mais é que a goiabada com queijo, não é invenção dos mineiros, como muitos apregoam. Puro Shakespeare, darling. Como todo mundo sabe, os Montecchio fabricavam goiabada e os Capuleto o queijo de Verona. Eram industriais, ricos e rivais. Romeu e Julieta queriam unir o útil (ou o útero) ao agradável. Deu no que deu. Demorou pouco tempo para os veronenses juntarem a goiabada com o queijo e homenagearem os jovens mais populares da cidade.
O voto também é dessa época. Segundo mestre Aurélio, a origem é latina e vem de votu, que significa (acredite, por favor) promessa. Ou seja, já naquele tempo, dizia Jesus aos seus discípulos: Não dêem seus votos para quem só faz promessas. Acabaram matando ele que, diga-se de passagem, fazia também muitas promessas.
E quem foi que inventou a crônica? Foi o Deus do tempo, o Kronos e que (mais uma vez) Aurélio assim explica: Texto jornalístico redigido de forma livre e pessoa, e que tem como temas fatos ou idéias da atualiadade, de teor artístico, político, esportico, etc., ou simplesmente relativos a vida cotidiana.


12 comentários:

alex disse...

Véio... eu tive o prazer de abraçar uma japonesa (morei lá 2 anos)...



Alexander Bastos
www.blogdospiratas.org

Polly Perkins disse...

Faz total sentido.....
rs
e eu gostei de saber em especial do abraço (que não tem cheiro de peixes e coisas do genêro)
=)
Gostei do seu blog!

Nathi

Anderson Marin Lima disse...

Rapaz.. muito legal esse post! Muito interessante mesmo (vc não anda lendo dicionário como passatempo não né??rsrsrs..)

Curti muito as curiosidades.. essa do abraço foi muito louca! Um gesto que hoje representa, na maioria das vezes, afeto, carinho e intimidade, teve inicio como gesto de desconfiança..hehehe.. bom, Jesus foi traido com um beijo no rosto né.. por que se surpreender com a desconfiança de um abraço...

mandou muito bem no post!!

Anônimo disse...

Esse é grande mas eu li!

Muito tri!
Ta cada vez melhor teus posts!

Abraço!

=D

Daniel Freitas disse...

como sempre textos muitos bons, interessante, vo v se abraço uma japonesa, rsss

leia tmbm:

http://petboys.blogspot.com

Carlos Macêdo disse...

Post legal!

Gostei das curiosidades!

=D

http://www.fliperama-underground.blogspot.com/

DuDu Magalhães disse...

Deu vontade de abraçar uma japa!

xD~~

http://visaocontraria.blogspot.com/

Thiago! disse...

Aparte do arroto foi muito boa...

"Aprendeu isso com quem, menino??"
hehehehe

e a geladeira??
pra descongelar??
estranho...

muito bom o teu blog...

até mais...

Anônimo disse...

Com conteudo e cheio de curiosidades ao mesmo tempo, legal sobre o portugal. Eu particulamente acho que um abraço pode significar respeito e carinho

Luccas Balacci disse...

Muito legal seu blog!
Abrazz!

http://blogataverna.blogspot.com/

Fabio disse...

legal, seu eu nao me engano, tinha ate uma propaganda sobre qm inventou o abraço

danii disse...

adorei seu texto....
bjksss
www.daniilopes.blogspot.com