quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Volta as aulas...

... volta as postagens.
Poizé pessoalzinho que me mandou emails e reclamou por eu não ter postado nada no último mês, eu estava de férias, minha cabeça também e, consequentemente, meu blog também. Todos eles. Mas agora eu voltei, e só paro de postar nas próximas férias, até lá pretendo postar (quase) diariamente.
Como minha cabeça voltou a funcionar então eu resolvi voltar a postar, minhas aulas começaram ontem, mas eu tava muito cansado ontem e hoje eu to cheio de idéias.

Primeiro: Vou fazer um cronograma do que postar diariamente
Segundo: Saíram três matérias minhas no maior jornal da faculdade (muuito feeeliz *.*)
Terceiro: Espero que ninguém tenha me abandonado. E que os feeds voltem a funcionar \o/

Começando pelo cronograma, possivelmente ele mude com o tempo, mas inicialmente vai ser assim. Meu cronograma vai ser como um caderno de jornal, só pra manter o clima "jornalístico"
- Segunda - Curiosidades
- Terça - Novidades (e caderno leitura, as vezes)
- Quarta - Capítulos de alguns contos
- Quinta - Crônicas e Poemas (by Uriel)
- Sexta - Noticias pelo país (ou não)
- Sábado - Humor (caderno piadas e figuras)
- Domingo - Retrospectiva futebolística (do que eu me lembrar)

Possivelmente eu pule alguns dias, mas como hoje é quinta, eu vou colocar a crônica que eu escrevi e foi parar no jornal da faculdade. Aproveitem.

BELEZA DEMAIS TEM E SOBRA


Benhê, tô bonita? – Se você já ouviu, ou mesmo disse isso, sabe que, apesar de ser bastante agradável à visão, a beleza pode fazer muito mal aos ouvidos. E ao cérebro. Não que todo bonito seja estúpido ou todo inteligente seja feio. Não é essa a questão. A questão é que a máxima de que “beleza nunca é demais” tornou-se indiscutível. E, bem, talvez seja a hora de colocar um ponto de interrogação na frente dela.

Antes de começar a criticar o estereotipo dos bonitos-acerebrados, pare para pensar: ser bonito não é nada fácil. Nascer bonito sim, é fácil. Mas há muito tempo aquela beleza natural, que não precisa de retoques, deixou de ser suficiente. Os padrões de beleza estão cada vez mais altos e os olhos, mais exigentes. E agradar os olhos alheios é algo que exige muito tempo, paciência, dinheiro e dedicação. Ser o mais bonito então, nem se fala. Ou melhor, fala-se. Fala-se tanto que até Darwin, há mais de um século atrás, falava a respeito.

O homem é um animal (pode parecer uma afirmação óbvia, mas ainda faz doer os ouvidos de muita gente). E como animais dentro de um processo de seleção natural, fazemos de tudo para ser os melhores. Seja o melhor atleta, o mais agradável, o mais inteligente, o mais engraçado ou mesmo, o mais estúpido, todos querem ser o “mais”. Por isso, é natural alguns quererem ser os mais bonitos. Alguns, mas não todos. Quando a prioridade de uma sociedade inteira passa a ser uma só, devemos admitir, há algo errado com a nossa espécie.

Não se pode ser o mais bonito e o mais inteligente. Não se trata de preconceito, trata-se de uma afirmação prática. Para ser o mais bonito você precisa dedicar muito do seu tempo a isso e para ser inteligente também. Posso não ser o melhor em exatas, mas sei que muito com muito sempre dá demais. E talvez, pelo menos no Brasil, esteja começando a faltar pessoas suficientemente “qualquer coisa que não seja bonita”. Por isso, faça um favor à nossa espécie: de vez em quando, volte àqueles primórdios da nossa sociedade, em que a “beleza”, e não a “beleza extraordinária”, bastava. Desse modo você até poderá ser sincero ao responder aquela perguntinha lá em cima do modo mais agradável – Claro que sim, meu bem.


Essa crônica foi escrita no início de março, logo que comecei com o jornalismo e eu tive a ajuda e a correção da minha querida professora Lisete Ghiggi, o jornal foi fechado em março ainda, mas só foi impresso em junho, o que é uma pena :/

26 comentários:

Ana Yasha disse...

Haha! Adorei o texto!
Na verdade acho a beleza fundamental sim, isso de só beleza interior é papo, mas concordo contigo, devemos dar mais valor a "beleza", e não a "beleza extraordinária", afinal é difícil achar um príncipe dos sonhos andando pela rua. Ilusão.
Como dizia o Cazuza "vamos pedir piedade... Pra quem não sabe amar, fica esperando alguém que caiba no seu sonho..."

beijos;


http://www.l-a-b-i-r-i-n-t-o.blogspot.com/

Anônimo disse...

Não só a beleza, mas ter um tipo agradável aos olhos. Tanta gente anda esculachada por ai.

Por exemplo pessoas que vão fazer entrevista de emprego usando roupas normais.

Uma pessoa bem vestida gera uma boa impressão bem melhor, e assim ela pode mostrar posteriormente que é acerebrada tbm :P

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Concordo perfeitamente com o q vc disse, principalmente com o final. Tb acho q é preciso sim cuidar da aparência, mas para ser o q a mídia deseja, vc não tem tempo pra mais nada!

E exercitar o intelecto exige mto tempo e dedicação.

Particularmente prefiro um bonitinho inteligentíssimo (acho q até os feios...rs...) a pessoas lindas e sem vontade de ter algum conhecimento!

Abraços

Gustavo Fialho disse...

boa sorte na profissao... vc escreve muito bem. tb sou jornalista

abraço

Erich Pontoldio disse...

Olha...beleza é bom e eu gosto e, se vier acompanhada de cérebro fica melhor ainda.

Euzer Lopes disse...

Esse conceito de beleza nos dias de hoje está tão desvirtuado, que basta um fio de cabelo fora do lugar para já ser tachado como "fora dos padrões".
Mas... que padrões são estes? E quem ditou estes padrões?
Bem, não interessa, interessa é que beleza é um conceito individual. E isso pode ser realmente o que importa!

Anônimo disse...

Seja bem-vindo novamente... E o texto é de uma beleza e inteligência imensa. Não foi à toa que ele foi para nas páginas do jornal mais importante da sua faculdade hehehe Parabens :)

abraço.

Nigel Goodman disse...

e como já foi dito: "me desculpem as feias, mas beleza é fundamental".

Dih Fernandes disse...

Sempre é bom voltar a ativa!!!

Espero novidades!!!

Abraço


http://www.avidanobeco.com/

Fernanda Santiago Valente disse...

Oi Uriel! Simplesmente amei o seu texto. você deu um tom sensacional pra ele... Quando vc vai se formar?
Olha, já posso dizer que talento para jornalista você tem. É uma delícia ler vc. Siga em frente garoto!

DuDu Magalhães disse...

Ah...

Decidi que vou fazer fazer vestibular pra Jornalismo.O! :D

DuDu Magalhães disse...

Ah...

Decidi que vou fazer fazer vestibular pra Jornalismo.O! :D

Marcos Vinícius Almeida disse...

Legalzinha a cronica... soh que isso: "O homem é um animal (pode parecer uma afirmação óbvia, mas ainda faz doer os ouvidos de muita gente). E como animais dentro de um processo de seleção natural, fazemos de tudo para ser os melhores." , naum apenas fez doer os ouvidos, anacronizou, seu texto... desculpe-me, mas eh minha opiniao.. inte mais...

http://markynhugameover.spaces.live.com/

Thaís disse...

nunca tinha vindo neste blog antes,mas q bom q vc esta de volta

Petterson Lima disse...

Padrões pra quê né não?
Aff, ninguém precisa deles!

Stanley Marques disse...

Uriel, com um texto deste nível, o jornal da faculdade não poderia deixar de tê-lo em suas páginas.
Colocou em xeque a necessidade de padrões, hoje tão consolidados socialmente.

Abraços, dê uma passadinha no http://www.antologiaracional.com/
parceria?

Leco Viana disse...

Ótimo texto! Ao ler o seu texto lembrei de duas coisas. Um texto do Cristovam Buarque,onde basicamente sua pergunta é "Se, ao invés de serem jogadores de futebol, os garotos quisessem ser cientistas..como seria o Brasil?"
E uma música do Raul chamada "Gente" (sugiro que escute) ela vai de encontro com o que você aborda em sua cronica. Parabéns e espero voltar aqui para ler bons textos como este!

__________________________________

http://soperspectivas.blogspot.com/__________________________________

Anônimo disse...

Faz tempo que não comento aqui. kkkkBeleza!

O que todos têm contra a beleza? Nada. A verdade é que se olharmos ao nosso redor, agrada-nos o que vai bem aos nossos olhos e, também, ao nosso ego.

Henrique Fogli disse...

Muito boa tua crônica. O jeito que amarram o final ao começo é um traço de domínio do estilo. E a crítica é bem pertinente!

Parabéns!

Jonatas Fróes disse...

Pow cara, não conhecia seu blog ainda. Bem legal seu texto!!! Sempre que puder dou uma passada aqui ;)

[]'s

http://musica-holic.blogspot.com/

Diego Rodrigues disse...

É verdade, mas o padrão beleza já foi esquecido há muito e muito tempo.

Gostei do texto e parabéns pela crônica.

Anônimo disse...

Olá, Uriel.
Fiquei empressionada ao ler tua crônica. Tu escreves muito bem e és bem jovem.
Queria não ficar impressionada, confesso.
Queria que todo jovem universitário soubesse escrever, lamento perceber que és uma raridade.

Muito boa tua crítica sobre extremos da cognição e da estética.
Sorte minha ter nascido e permanecido linda e inteligente.

Beijos
Fada
http://fadasafada.blogspot.com/

Anônimo disse...

"fazemos de tudo para SERMOS os melhores"

arruma lá, guri!

beijos
Fada

Anônimo disse...

Muito bom seu blog gostei bastante atualiza sempre gostei muito do conteudo

RUBENS CORREIA
www.blogdorubinho.cjb.net

Lucas Oliveira disse...

muito bom!!!
voltarei mais vezes aqui!


abçs


Lucas de Oliveira

Ellen Regina - facetasdemim disse...

Fica difícil discutir não-beleza ou menos beleza ou beleza natural no país em que mulheres viram frutas e são vendidas na feira (aqui leia-se capas de revista)