domingo, 8 de março de 2009

Dia da mulher

Bom, vi em vários blogs esse assunto hoje e, muitos, estavam "chineleando" o dia internacional da mulher. Dizendo que é um dia meramente comercial, que não deveria existir. Outros blogs enaltecendo a mulher, dizendo que o dia da mulher é todo o dia e, alguns outros poucos, mostrando piadas como "a mulher tem um dia no ano, o homem 364 dias".

Eu resolvi dar uma procurada sobre o verdadeiro dia da mulher. Por que existe e derivados. Muitos não tem a mínima idéia e falam por falar. Pois então, vou explicar.

Todo mundo sabe que dia 8 de março é o dia internacional da mulher, isso é óbvio. Com tantas propagandas toscas por aí. Mas como eu disse, tu sabes o real motivo? Não é meramente uma data comercial, como muitos acreditam, acabou se tornando, mas não é. Existe um fato histórico que justifica tal comemoração.

Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que, à época, eram sub-humanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada muito extensa.

O pedido era que o tempo de permanência na fábrica fosse reduzido para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, os afazeres foram interrompidos. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta e fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas.

O dia da mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, e não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir.

Até quando?


Menção honrosa às mulheres da minha vida, Cristina (mãe), Camila (namorada) e aquelas que tão sempre comigo me acompanhando e ajudando quando preciso.

31 comentários:

felipesfr disse...

muito boa sua intenção nesse post
gostei!
pois é, o dia da mulher vem da própria "igualdade" que se diz que temos...

talvez um dia essa afirmação possa estar sem aspas.. não é?
enquanto isso.. vamos nos lembrando do dia da mulher..
e muito além disso.. que tem os mesmos direitos, mesmos deveres...

não sou a favor do machismo e nem do feminismo.. sou a favor da igualdade.. e essa igualdade virá somente com respeito..

adorei o post..

Unknown disse...

Essa foto não me deixa nenhum pouco a vontade para fazer comentários. Ela diz tudo.

Abcs

Anônimo disse...

não sou a favor do machismo e nem do feminismo.. sou a favor da igualdade.. e essa igualdade virá somente com respeito.. [2]

Eu conhecia a história, é uma pena que todas essas datas tenham virado comerciais...

Just Luana XP disse...

Eu penso q esse foi o melhor texto que tu já escreveu!

Renan Barreto disse...

Na verdade (eu fiz piada sobre esse dia no meu blog rs). Olha, eu não acho interessante haver um dia só para as mulheres porque isso é reflexo da sociedade que tem que dar um prêmio de consolação, entendeu? E o dia 8 de março foi o dia daquele trágico acidente que todo mundo ouviu na escola. Não acho legal que a morte dessas mulheres tenha virado o motivo pelo qual fizeram esse dia. Não acho uma data comercial (isso é natal), acho que o dia da mulher é simplesmente porque o homem precisava "homenageá-la" de alguma forma. Bem, eu homenageio minhas mulheres (mãe, tias, primas, avó, amigas) sempre com um beijo, um carinho ou uma palavra bonita. E por favor, mulheres não confundam feminista com feminilidade, ok?

Valeu! Gostei do post, hein.

dfdsfdsfgdsg disse...

Bom texto
abraços
www.filipeferminiano.com

Déia Guimarães disse...

ow,eu sou cheia de defeitos,mas eu me amo ! ahuahueaea
sou uma mulher liiiiinda
e viva meu dia! ahahaha


adorei o post
xD
bjao

Just Luana XP disse...

E falou bem. Eu já sabia de tudo isso, mas tem muita gente que não sabe! E os direitos das mulheres e dos homens nunca foram iguais e, acredito eu, nem vão ser! Por exemplo: Quando nasce uma menina a mãe chama a filha pra ajudar nos serviços de casa, lhe é desencorajado se envolvercom meninos e incentivam todas as brincadeiras pra que ela seja uma boa mãe e dona de casa quando crescer. O filho homem quando nasce, logo quando é pequeno e arranja brigas tem de vencê-las todas, não pode chorar e é encorajad a pegar todas, e ainda brinca com coisas que não lembre exatamente uma casa com uma família. Eu espero que quando eu tiver um filho seja ele menino ou menina, trate de tratar de diferente maneira com a que é tratada hj, espero ser bastante esperta "practicing what I preach"!

palavras ao vento disse...

cada um diz uma coisa..data comercial, ou uma simple data normal..mas isso não tira a importancia dessa data...afinal não epenas um dia o dias da smulheres e sim todos...mas alguns so lembra nesse dia....

Vivica disse...

Faço parte do grupo que acredita que o dia da mulher são todos os dias do ano. Infelizmente a mulher ainda é vítima de salários mais baixos que o dos homens e por diversas vezes é relacionada como o sexo frágil, o ser submisso. Nada de especial é efito nessa data, nignuém discute, tudo sempre continua na mesma. Pra mim, sinceramente, a data não faz diferença, mas sim o protesto feito por estas mulheres e a luta diária das meninas, adolescentes e mulheres de agora.

Abs,
http://damasdevermelho.blogspot.com/

Camila Czieslak disse...

eu comento com a luana :)
meu filho vai brincar de panelinha
hehê ;x

não, tô parecendo feminista assim =P
estou comentando só pra te deixar feliz :D

obrigada pela menção espontââânea no blog
e feliz dia da mulher pra tua parte feminina, amor ^^

eu te amo, tu sabe ;@@~

Unknown disse...

Até eu falei sobre Dia da mulher no meu blog. Não estava alfinetando, mas acabei falando sobre os chineses no sistema de ar-condicionado da minha escola kkkkk
Mas isso nao vem ào caso...

O fato é que eu acho que todo dia é dia da mulher, desde que conheçamos bem algumas mulheres maravilhosas que sempre iluminam nossas vidas (é o meu exemplo e parece ser o seu tambem, amigo).

Um abraço!

Ricardo Cazarino disse...

A história do Dia da Mulher é um marco na história da sociedade, algo como "antes e depois" dessa manisfestação....de fatos, aquelas mulheres representam uma nova ordem de direitos e conquistas...hoje elas estão com tudo e não medem esforços para ampliar novos rumos...

Laura Gelbecke disse...

Não foram trancadas, isso é mito. Aquilo foi um acidente, mesmo...

Élinson Martins o-taberneiro.blogspot.com.br disse...

Uriel, deste o devido e merecido foco ao Dia Internacional da Mulher!
Grande abordagem, Parabéns x 2!
Abraço!

Paloma Piragibe - PP; doisP; doisps disse...

Gostei : )

E pensar que a mulher no século XIX (ontem) era muito mais submissa e longe de tantos direitos.... Quando falam mulher precisa conquistar espaço, Sim, temos que conquistar dia-a-dia, mas não pra se igualar aos homens (isso é bobagem, cada sexo tem suas caracteríticas e necessárias qualidades para a vida), mas para todas serem respeitadas e viverem dignamente como seres humanos...

passe depois lá:
www.doisps.blogspot.com


PS: QUE FOTO ESPETACULAR!

Anônimo disse...

Hm, tá, mas digamos. Se por algum acaso tivessem queimado um monte de homens, não seria dia dos homens, seria dia dos trabalhadores torrados, ou algo assim. O mundo é muito feminista, cara. É mulher pra lá, mulher pra cá. Isso antes mesmo do maxhismo aparecer, acho. Tá, isso foi um chute meio retardado da minha parte, mas ok.

Leia "O Presidente Negro", fala coisas engraçadas sobre mulheres xD

Eu sou Ryan, escritor do blog "Laboratorio Alienígena", mas na comunidade de comentar o blog acima, fiz propaganda de outro blog, de uma amiga. Estou deixando isso bem claro pra não dar confusão.

Anônimo disse...

realmente, muitos esquecem do motivo de existir esse dia. e, modéstia à parte, merecemos. em algumas décadas, vencemos preconceitos impostos por milênios.

mas, infelizmente, tudo vira data comercial.

Fabio Bustamante disse...

ficou muito bom o texto. Esse dia é mais que merecido para as mulheres, que ainda não conseguiram conquistar a igualdade, seja no emprego, ou na vida social. Não vejo motivos para não dar emprego a uma mulher. O conceito de machismo vem acabando aos poucos, e quem agradece são as mulheres. Parabéns pelo blog, pelo conteúdo inteligente e pela variedade de assuntos discutidos! Um abraço, Fabio

www.arenacruzeiro.blogspot.com

Burguesinhas disse...

Lamentavel mesmo as pessoas não saberem a historia e que tenha virado uma data comercial, e que infelizmente estamos lutando até hj por igualdade

http://cherrycheri.blogspot.com/

Inez disse...

É importante que se conheça o motivo desta data, poucos sabem porque existe essa data comemorativa e pensam que é somente um dia comercial, coisa que não o é pois não se tem o costume de dar presente as mulheres por esse dia.
A importância deste dia é principalmente de mostrar a luta da mulher pelos seus direito.
Praticamente dois séculos depois a mulher continua sendo discriminada, por exemplo, o salário da mulher ainda é 30% inferior ao do homem no mesmo cargo.
Parabéns você acertou em cheio colocando a história do dia internacional da mulher.

Rosangela A. Santos disse...

Adorei a postagem!!

Além de informativa esclarecedora para muitos e pra mim que não sabia de sse fato.

Acretido que infelizmente é uma evolução bem lenta .. mas as mulheres ao longo do tempo já conseguiram algumas coisas e vão continuar conquistando!!

Parabéns!!!

Abç.

L ! disse...

Magistral o teu:

'Até quando?'

^^'

[ Parabéns ]

http://adytaness.blogspot.com/

[ Visite-o ]

Anônimo disse...

Não sabia disso, pensava que era só mais um dia comercial !!
Interessante..


www.tutoart.net

Leonardo Zulluh disse...

Além de esclarecedora, é também um lembrete que nos mostra como temos memória curta. Aprendemos isso nas escolas, não? Pois é! Vai perguntar pra algúm individuo!? O que fica valendo são os Shoppings lotados e as palavras bonitas.
Parabéns pelo Post. Se permitir, gostaria de fazer uma referência lá no meu Blog. pode ser?
No Aguardo.
Parabéns!!!

http://subversoz.blogspot.com/

Cesar Higashijima disse...

Olha... Sinceramente acho que a atitude que essas mulheres tiveram na época é de real valor, prova de força espantosa.
Mas não sou muito a favor dessa comemoração toda pelo dia da mulher pq o fato de terem feito uma data exclusiva para elas, deixa um certo ar preconceituoso... e a mulher lutou tanto para ter apenas 1 dia especial?
não concordo com isso, acho que todo dia é dia da mulher!
um salve para as mulheres!!

Mas mandou bem no post, viu!! Parabéns! =]

Tássia Jaeger disse...

te achei uri!!!

Anônimo disse...

TRANSFORME SEU BLOG EM LIVRO!!!
Há 3 anos temos um projeto de divulgar os novos escritores pela web no blog www.verborragicos.myblog.com.br . Assim, este ano, nasceu a Editora Verborrágicos!, que pretende publicar livros em meio virtual e impresso (opcional). Para isso, oferecemos um formato novo e mais agradável de ebook, que não cansa a vista e que permite os leitores folhearem as páginas virtuais. Além disso, o ebook que oferecemos vai além de mais um arquivo disponível na web. Nós publicamos com todos os requisitos legais exigidos para uma publicação, como Nº ISBN, código de barras, ficha catalografica e registro na Biblioteca Nacional; ou seja, você realmente publica sua obra! Hoje o mercado literário na web cresce muito rápido, então aproveite a popularidade que seu blog já tem e alcance outros novos leitores com esse novo formato de livro digital. Escreva para verborragicos@gmail.com e solicite seu orçamento.
Saudações Verborrágicas!

Tiago Faller disse...

Uma imagem fala mais do que mil palavras.

Creio que tenha sido a combinação perfeita.

[]s

Nely L. disse...

Acho que o dia da mulher é todo dia!
Obrigada pela visita ao blog. Poste mais nesse aqui, que foi o que mais me agradou! rs
Paz e luz!

Anônimo disse...

Também vejo como um momento de reflexão...
Eu enxergo os defeitos do país, mas o post eu fiz de encomenda para 3 amigos indianos. Sobre a mistura etnica acontece em todo lugar, mas se comparar a Índia conseguimos melhor viver com isso.
Sou bem consciente dos nossos problemas...trabalho 15 horas por dia p/ganhar 395 conto de reis...
Ah a ditadura militar não foi um problema, não?
Ps: Sobre a parte religiosa...é bem pessoal, né?
beijim!