segunda-feira, 12 de maio de 2008

Cantos das torcidas

Fonte: Blog do Germano

Essas linhas são indignadas. Indignadas por causa da parte preguiçosa do jornalismo esportivo do centro do país. Primeiro, antes de ler tudo abaixo, clica aqui e veja essa matéria da Globo.
Amo torcidas cantando. Há muito tempo. Gosto de torcidas – hinchadas – castelhanas desde cedo. Amo estádios portenhos porque eles não cantam, eles pulsam – como bem dizem sobre a Bombonera, por exemplo. Bom, a matéria que você acabou de ver é preguiçosa por um simples motivo: a Globo acha que quem revolucionou as arquibancadas brasileiras nesses últimos tempos foram as torcidas do Rio. Todo dia, uma matéria exalta os novos gritos dos estádios, as novas canções. Galvão Bueno se emociona, manda subir o som e espalha pra todo mundo: “É a NOVA onda dos estádios brasileiros!”. Um amigo meu comentou: “Legal a torcida do Flamengo cantando a música do Senna, né?!” Eu falei: mas é cópia do Inter! E ele: “Mentira! Vi no Globo Esporte.”. Aí que quero chegar: atenção Globo: quem revolucionou o jeito brasileiro de torcer nos anos 2000 foi a GERAL DO GRÊMIO! (Um adendo: a torcida do Galo sempre foi diferente. Duvidam: perguntem pro Danrlei...). Bom, a torcida tricolor, com inspiração total nos estádios do Sul da América, trouxe novas músicas, novas bandeiras, trapos e sacudiu todo o Brasil. E isso lá por 2001, 2002. Mas a Globo, preguiçosamente – acompanhada da Band e Record – não dizem isso. E o pior: não sabem disso! A segunda torcida a movimentar tudo foi a POPULAR, do Colorado. Obviamente, num fato que acontece há 100 anos no futebol gaúcho: Inter e Grêmio se copiando (anos atrás, um cara revolucionou o jeito de torcer no RS, o nome dele é Vicente Rao. Se a Geral, do Grêmio, foi a precursora moderna, Vicente Rao, vermelho, foi anos atrás, com o Grêmio logo depois copiando a maneira colorada no estádio – vá aos livros pra comprovar, caro amigo). Pra ficar bem claro: adoro tudo que está acontecendo nos estádios brasileiros, tudo! Novas canções, bonitas, lindas, fáceis de pegar. Mas querida Globo e concorrentes: isto nasceu no RS, não no RJ. E existe uma maneira fácil de provar: o nosso querido amigo youtube.com. Nele, os vídeos têm datas. Ali, se confirma quem inovou o marasmo que era um estádio brasileiro, que hoje, é muito mais “torcedor” do que o antes “espectador” (vale um adendo: a reclamação não é para com as cópias, isso sempre aconteceu e a torcida do Flamengo, por exemplo, sempre teve músicas copiadas. O problema é que nesses últimos anos, o RS foi o nascedouro de tudo isso e esse crédito, não aparece na grande imprensa esportiva brasileira).

Agora meu comentário. Só queria explicar que postei isso aqui, por indignação também, concordo plenamente que o Grêmio possa ter trazido as canções de outros times da América do Sul para cá e fomos nós, gaúchos, que mostramos como torcer. Nós que começamos dando força para nossos times. Algumas músicas são pura cópia de músicas gaúchas adaptadas pelo torcedor. Então você que é carioca, paulista, baiano ou seja lá onde for. Tenha consciência que não foi seu time que inovou o metódo de torcer, tenha consciência de que a Globo não está dando a informação certa, novamente. Tenha consciência de que nós, colorados e gremistas, temos muito mais história em cantos de torcida do que vocês, flamenguistas, corinthianos ou palmerenses. Apenas nos dê os dévidos créditos. Só isso que peço.

27 comentários:

Fabio disse...

as musicas dos times sao boas, principalmente do corinthians! =]

agora ridiculo eh o sao paulo, nao tem nenhuma msk pra incentivar o time apenas pra chingar os outros!

Luna disse...

Novamente, a grande mídia prefere nos ignorar. Parece que o RS não existe e que o futebol daqui não tem valor.

Fernanda Fernandes Fontes disse...

A Globo não sabe de quase nada...hehehehe. Não entendi muito bem o q vc quis dizer sobre a torcida do galo (tb, assim como a Globo, não sei d quase nada sobre futebol...kkk)....

Abraços!

Samuel Punzi disse...

Rapaz, sou tricolor de coração. Tricolor do RJ, Na década de 70 a gente tinha umas músicas maneiras, mas tinha a máquina com Rivelino, Doval e PC, mas essas músicas de hoje conheço pouco. Se você está dizendo isso é porque tem base pra falar. Tudo contra a GLOBO é sempre certo.

Cleiton Souza disse...

textos ótimos parabens!!

Anônimo disse...

ops, ali em cima, comentei com o meu perfil errado, hehe
seus textos sao muito bons, parabens!!

Cleiton

Flá Romani... disse...

Poxa, eu curto músicas em futebol sabia, até sei cantar todas do meu time huahauhauhauhauah

gostei do post, bem crítico heim

blog disse...

Eu comentei essa postagem.
Foi censurada?

Anônimo disse...

Realmente, eu tbm gosto muito das musicas do meu time, o corinthians, mas creio que seja dificil encontrar torcidas que exibem mais amor ao time do que as dos estados: Rio grande do sul, Paraná e minas.
é uma coisa diferente, é amor ao time mesmo, hoje nem todas as torcidas são assim

Anônimo disse...

Futebol ta fora do meu roteiro de assuntos prediletos. Mas se tratando do assunto, acho fenomenal e bem bolados as canções das torcidas. Lembro que uma torcda, não sei de que time, como disse não sou muito fã de futeba, cantava uma múaica da Ivete Sangalo, nossa, a cantora acho que foi ao delírio com isso.

Nem posso comentar muito sobre o assunto porque não manjo muito, por isso, deixo para os interessados!

(Didixy) Conquistadores disse...

Futebol não faz parte mais de meus assuntos prediletos também. Foi uma fase, mas a Globo é realmente um coisa de louco. Eles as vezes não sabem nem o que estão fazendo e muitos são sem noção, mas tudo o que eles fazem, o povo acredita....

Dih Fernandes disse...

Cara parabéns... Eu sempre discuto sobre esse tipo de coisa na comunidade "libertadores eu tenho" pq o pessoal do ria se acha demais! O tema da vitoria o inter que fez mas o flamerda copiou!!! Assim como o vasco copiou varias do gremio e assim por diante!!!

RIO + GLOBO = MERDA

http://dihdusbeko.blogspot.com/

Jefferson Barbosa disse...

Em uma escala evolutiva, teriamos o grêmio como a mais perfeita evolução do torcedor. E assim, fomos nós, os gremistas, que fundamentos teorias, que ensinamos como torcer, que ensinamos como amar um time, mesmo ele estando no mais profundo dos buracos.

Carla M. disse...

É impressionante como eu vejo essa reclamação se repetir. Inclusive entre estudiosos do tema. Sou obrigada a dar um pequeno testemunho.

Durante as aulas da discuiplina de História Social do Futebol, ministradas no curso de História da UFRGS, essa discussão surgiu diversas vezes (pelo menos em minha turma). Eu como uma dos alunos (nem preciso dizer que quase todos eram homens) tentei avaliar que nós temos um contato maior com a realidade porteña. Mas fui convencida de que não é isso. Os times do centro do país disputam a Libertadores com tanta frequência quanto nós.

O que acontece é o bom e velho carioca-centrismo quando se trata de futebol. A começar pelo fato de o mais antigo time do país ser daqui do Rio Grande. Terminando pelos hinos de torcidas.

Mas que as influências partem daqui, vindas de contrabando algumas vezes pela fronteira sul, outras não, ah, elas partem.

Fábio Melo disse...

Bom, o que acho mesmo é que querer assumir o crédito por uma música de torcida é absolutamente ridículo. Se é uma coisa que só torna o futebol mais agradável porque não apenas curtir?

E não tem como comparar nem legitimar que foi que ensinou as torcidas a torcerem. Isso é uma grande babaquice.

___________________________________
TemPraQuemQuer

BLOGDOED disse...

Tem muita torcida que canta mais o nome da Organizada (tipo a Independente, do São Paulo) do que do próprio time.

Quanto à Globo... nem vale levar em conta!

Abraços

... disse...

de futebol não entendo nada!
e de quem revolucionou o jeito de torcer muito menos...
mas que as torcidas são um espetáculo a parte nos jogos eu não posso negar... é lindo ver o amor ao time!
só fico triste quando a paixão se traduz em desrespeito e violência.

DaniCabrera disse...

Tu és time de tradição, raça, amor e paixão, Oh meu mengo! Eu, sempre te amarei, onde estiver estarei... Oh meu mengoooo!!!

S. disse...

vc escreve muito bem...continue assim!gostei do blog.venho mais vezes.
Su

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Massa!!! So nao gostei do ultimo paragrafo.

Anônimo disse...

gostei dos textos...
gosto de estilo de escrever como o seu, um toque de acido, agri-doce...rsrs
mas num saco nada de futebol(kkkkk) mas sei de uma coisa:
o Galvão bueno é um pé no saco!!!

flw...
abraço...

Anônimo disse...

Concordo 100 % com voce, a torcida do Gremio que trouxe isso e fez essas canções que tanto do rio quanto do sul são sensacionais, mas você como estudante de jornalismo sabe muito bem que 100 % da imprensa esportiva é carioca.Entao fica mais facil para eles falar que foram os cariocas

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Uriel!

Obrigado por visitar o "Café com Notícias". Volte sempre, ok! Aqui, até tenho msn, mas uso mto pouco. Eu acesso mais e-mail, se vc quiser conversar por lá, será um prazer. Meu e-mail: wander.veroni@gmail.com

Gostei muito do seu texto. Até entendo a sua indignação qto ao crédito de quem foi o pioneira nas torcidas. Mas só q infelizmente, não temos ainda jornalismo esportivo nacional, só tentativas. Não só a Globo, mas as outras emissoras se miram nos acontecimentos paulitas e cariocas para falar de Brasil. Esquecem q existem mais outros tantos estados. É essa é a minha preocupação enquanto jornalista e telespectador.

Abraço,

=]
___________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

para orkut disse...

era bom uma guerra de toecida mais sem violencia concordam?

ScullyMulder disse...

Que a Imprensa televisiva está pobre há anos, nós já sabemos. E que as pessoas tomam como verdade o que os jornais e programas divulgam é fato. Então isso que vc relata não é novidade.

Paula disse...

Vou fazer o meu comentário neste post, mesmo tendo lido os mais recentes. Fico indignada com essa atitude da Globo. Sou mineira, atleticana e já fui muito ao Mineirão (hj em dia esse meu time causa muito sofrimento...) e sei como é a nossa torcida. Mas, infelizmente, nada disso é mostrado porque o que interessa é o eixo Rio-SP. É vergonhoso assistir a um jogo de um time contra um do Rio ou de SP, os narradores, sobretudo esse pavoroso do Galvão Bueno são parciais até o último fio de cabelo!

parabéns pelo blog, seus textos e tudo o mais. Se quiser conhecer meu blog, será um prazer!