terça-feira, 25 de março de 2008

Pejoro... O Que?

- Como? Desculpe do que você me chamou?
- E ae negão, e ae viado e ae puta!
- Ah sim agora entendi!

Tratar com torpeza aquele que nem se conhece, típico dos humanos, não?
Pois não consigo entender o conceito de Homofobia, sei do significado da palavra dada pelo dicionário, mas não consigo assimilar como um sentido, ou melhor, como algo que sinta por outro. È tão absurdo que me assusta.
Existem grupos como os Skinheads “cabeça dura ou parvo na gíria calão inglesa”. Que se divertem odiando pessoas que eles mesmos classificam dessa forma e entre outras classificações ignorantes; Mas não são todos os Skinheads que fazem isso, só os loucos.
Porque essa mania de estigmatizar alguém que nem se conhece?
Qual o real sentido de ‘Puta’? ‘Gay’? ‘Negão’? Tudo depende de como a frase é formulada, sim sabemos.
Mas quando a frase acaba virando ofensiva pela forma que é usada a palavras dando origem a um nome como (puta, negão e viado), tornamos então o significado ofensivo, humilhante e consequentemente magoamos a pessoa.
Puta = Prostituta? Aquela que vende seu corpo para ganhar dinheiro, sim é uma profissão, goste ou não é uma profissão honesta. Porque não seria? O corpo é dela, das ‘putas’ ou não, dos ‘gays’ ou não, dos ‘negros’ ou não.
Acaba sendo fácil transformar palavras que tentam ‘definir’ alguém de forma pejorativa.
Mas que feio esse vício de dizermos que é roupa de ‘puta’, por ser curta. Que é atitude de ‘negão’, por não agradar. Que é coisa de ‘viado’, por se ter um sentimento fora do ‘comum’ perante um ‘macho’.
Viu, que dilema? Usei á palavra macho, fiz uma classificação pejorativa.
Definimos alguém ou uma situação usando as palavras erradas para encurtar uma ‘explicação’, que possa vir a definir alguém. Como uma palavra definiria alguém ou uma ação? Sendo que ás vezes se torna um palavrão!
Por isso temos que medir as palavras, e não sugiro que seja com fita métrica.

Nenhum comentário: